Airsoft cresce em Camocim e a cidade já conta do dois times, mas o que é Airsoft?

0

Chegado ao Brasil no ano de 2003, o Airsoft reúne um número de pessoas interessadas cada vez maior. Mas você sabe o que é Airsoft e como funciona esse esporte?

O que é Airsoft?

O Airsoft é um esporte de simulação de combates de guerra. Os membros das equipes se vestem com uniformes militares e atiram nos adversários em busca de objetivos. As armas são muito semelhantes às reais, o que muda é a munição. Além da diversão, o Airsoft desenvolve nos praticantes várias qualidades físicas e intelectuais, como aumento da coordenação motora e raciocínio lógico.

Qual a estrutura e regras do jogo?

A base do Airsoft é a divisão de equipes. Os jogadores são distribuídos em times com número indefinido de participantes, e cada time tem um objetivo previamente determinado: a eliminação da equipe rival ou de um membro assinalado, a captura de um objeto, entre outros.

Ao contrário do Paintball, a munição não pinta o oponente. Para que o jogo funcione, o atingido tem que ser honesto, admitir o tiro que levou e sair da partida, reforçando assim o conceito de fair play — o jogo limpo.

Lembrando que existem algumas peculiaridades no esporte, que variam exclusivamente de acordo com o modo ou estilo de jogo que está sendo aplicado em uma determinada partida.
Por essa razão, ressaltamos que o jogador (ou operador) saiba exatamente o tipo de partida que está acontecendo antes de entrar no campo.

Onde praticar?

A legislação brasileira não é clara a respeito de qual seria o ambiente ideal para a prática do Airsoft. Por conta disso, existe um grande número de dúvidas, principalmente entre os iniciantes.
O local pode ser natural, como matas fechadas, florestas, trilhas, etc.

Quais são as leis?

Lembrando que a legislação brasileira implica que os participantes devem ter obrigatoriamente 18 anos de idade, no mínimo. A quebra dessa lei implica em sanções legais para os responsáveis do jogo e para os responsáveis do campo em que a atividade está sendo desenvolvida.
O mesmo vale para quem deseja comprar uma AEG ou outro equipamento semelhante — somente maiores de idade poderão realizar a compra. Lembrando que as armas de Airsoft que utilizam pressão a gás (as famosas blowbacks) necessitam do Certificado de Registro e Guia de Tráfego emitido pelo Exército.
Os equipamentos elétricos e a mola não precisam desse certificado e nem da guia de tráfego, podendo o indivíduo maior de idade transitar com seu material, desde que esteja com a nota fiscal presente.
Essa nota fiscal é a única maneira de garantir que os produtos são de origem lícita e, portanto, seu porte é imprescindível.

Por fim, a legislação implica que todas as armas de Airsoft devem, obrigatoriamente, ter uma ponteira laranja fluorescente ou vermelho vivo para que a distinção com armas de fogo seja feita de maneira imediata, ficando terminantemente proibida a pintura posterior dessas regiões do equipamento.

Em breve reportagem com praticantes da modalidade.

 

 

Portal de Camocim

5/5 (1)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.