É POSSÍVEL ENCONTRAR EM CAMOCIM NINHOS DE TARTARUGAS MARINHAS.

0

Pesquisadores do projeto FaunaMar, realizado pela Comissão Ilha Ativa – CIA e apoiado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, registraram ocorrências reprodutivas de tartarugas marinhas nos municípios de Camocim.

Kesley Paiva, bióloga responsável pelo projeto, diz que o projeto realiza o monitoramento de praia em busca de encalhes vivos e mortos de tartarugas, e que durante esse monitoramento é possível encontrar algum processo reprodutivo destes pequenos animais.

Os ninhos encontrados foram confeccionados pelas fêmeas em áreas de trânsito de veículos, além de acompanhar todo o desenvolvimento das tartarugas, o projeto cuida também de proteger e sinalizar os ninhos, cercando com estacas; porém é interessante que os motoristas dos veículos que trafegam próximo a área onde os ninhos são encontrados redobrem sua atenção, evitando passar sob eles, já que o choque dos pneus com os ninhos compactam a areia e dificultam o desenvolvimento dos embriões e/ou a saída dos filhotes.

O projeto acompanha o desenvolvimento durante toda a fase embrionária, e a partir de 45 dias aumentam o monitoramento para presenciar o nascimento dos filhotes.

As tartarugas marinhas são espécies de vida longa. Atingem a maturidade sexual entre 20 e 30 anos. A cada mil filhotes, apenas um ou dois chegarão a fase reprodutiva.

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.