O SONHO DO “CAMOCINENSE” , JAMILSON DE SOUZA.

0

 

Natural de São Luiz, no Maranhão, Jomilson da Cunha Souza, conhecido entre os amigos como Jamilson de Souza é um “Camocinense” de coração, apaixonado pelo seu sonho, cujo nome é Windsurf.

O atleta considera-se um Camocinense, já que desde seus 6 anos de idade veio residir em Camocim com sua família.

Nós do Portal de Camocim tivemos o prazer de bater um papo com o jovem atleta de 22 anos.

Nascido no dia 25 de setembro de 1993, Jamilson nos contou que ele sempre foi um jovem muito atencioso, e que aos 13 anos de idade encontrou no Windsurf uma paixão. Uma criança disposta a superar seus desafios, Jamilson começou a praticar o esporte com um equipamento artesanal feito por um pescador. Ao ser questionado por nós do Portal sobre como surgiu essa paixão, Jamilson nos disse que sempre via atletas velejando pelas praias de Camocim, e aquilo lhe chamava atenção.

“Eu admirava a sincronia das velas com o vento, a velocidade e as manobras radicais, aquilo que eu via criava em mim uma vontade de aprender a velejar, então decidi “correr atrás”, e fui aprender sozinho, mas é claro que sempre que eu tinha algumas dúvidas, eu pegava umas dicas com outros atletas experientes”, disse Jamilson.

O apoio da família foi um incentivo na carreira do jovem atleta, mesmo que ninguém fosse praticante do esporte, todos viam no Windsurf uma chance de Jamilson driblar as perdições que o mundo oferece.

Perguntamos a Jamilson sobre os campeonatos que ele participou, como foram suas experiências em competir. E ele nos contou: “Participei de mais de 10 campeonatos, foram 15, ou mais… são muitos! E todos muito emocionantes mas o mais importante pra mim aconteceu em Camocim, meu primeiro e mais importante título, fui Campeão Brasileiro Slalom Categoria Amador 2012. Tive o prazer se subir ao pódio 6 vezes, já ganhei em 1° lugar no Brasileiro 2012,  duas vezes 1° lugar no Campeonato Camocinense,  2° lugar Campeonato Sul Americano Wave, e 3° lugar no Campeonato Brasileiro 2014, em Ilha bela SP.”

Atualmente, Jamilson mora em Jericoacoara, cidade situada a cerca de 99 Km de Camocim. Faz 6 meses que ele se mudou, e o motivo da mudança foi algo necessário, o atleta disse que precisava trabalhar, para se manter, manter principalmente seu esporte, já que em Camocim ele não encontrava oportunidades para desenvolver sua carreira profissional.

“Sinto saudades de Camocim, aqui em Jeri as condições são diferentes. Camocim é bom pra aprender novas manobras, meus melhores momentos velejando foram em Camocim, e na Praia do Maceió, por isso sinto saudades.”, disse Jamilson.

Além de atleta, Jamilson de Souza exerce a função de auxiliar de serviços gerais em uma pousada em Jericoacora, a WINDJERI POUSADA, que o apoia desde 2013, sempre o ajudando com equipamentos.

Perguntamos para o jovem atleta:  ” E SEUS SONHOS?”

“Sonho em um dia poder participar de competições mundias, representar o Brasil, Camocim, mostrar meu trabalho.”, respondeu Jamilson.

Ao termino de nosso bate-papo descontraído, o atleta fez questão de dizer ao Portal de Camocim que ama muito o Windsurf, e o que ele consegue fazer, que se orgulha em poder sempre aprender coisas novas, e que mesmo em meio à tantas dificuldades, ele não vai desanimar, nem deixar de praticar.

E concluiu nossa conversa dizendo: “Enquanto eu puder velejar, eu sempre vou estar na água velejando.”

 

Eduarda Martins.

5/5 (11)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.