Gostosuras ou Travessuras ? conheça a tradição do dia 31 de Outubro, o famoso Halloween

0

O que é Halloween: 

O Halloween ( conhecido como o dia das bruxas )  tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro

.Para esse povo, a noite de 31 de outubro indicava o começo do Samhain. O festival era marcado pelo fim da colheita, pelo ano-novo celta e também pelo início do inverno. Dessa forma, eles acreditavam que a temporada do frio e da escuridão era ideal para contatar quem já partiu e que, naquela noite, eram abertas as portas entre o reino dos mortos e o dos vivos.

Como a festa começou?

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”).

Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.

Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.

Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

Símbolos do Halloween

Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.

 

Jack-o’-Lanterns são o símbolo mais conhecido da festa. A abóbora iluminada com um rosto assustador esculpido vem de uma lenda celta, sabia? Jack foi expulso do inferno e condenado a vagar pela eternidade. Então, ele pediu ao demônio um pouco de brasa para iluminar o caminho, colocou a luz em um nabo e, com ele, passou a assustar quem encontrasse pelo caminho.

A festa foi levada aos Estados Unidos no século 19, por imigrantes escoceses e irlandeses. Como a abóbora é mais facilmente encontrada na região no mês de outubro, a lanterna passou a ser feita com ela

Trick-or-treat ( Gostosuras ou Travessuras ?)

Trick-or-treat (“doce ou travessura” ou “gostosuras ou travessuras“) é uma atividade infantil  e também adulta típica do Halloween, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta trick or treat?, em inglês, termo que pode ser traduzido como gostosuras ou travessuras? em português. Se as pessoas responderem “doce” essas mesmas pessoas dão doces às crianças, se disserem “travessura” as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. Supõe-se que a tradição britânica e irlandesa de pedir o “soul cake” (bolo das almas), terá dado à tradição do trick or treanos Estados Unidos. O trick-or-treat foi um dos ultimos elementos a ser associado à celebração do Halloween nos EUA. Os primeiros registros remontam ao ano de 1920, mas só começou a ficar mais popular e a se espalhar pelos Estados Unidos depois da campanha Trick-or-treat for Unicef em 1950.

Halloween no Brasil

No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países, principalmente do Hemisfério Norte.

Assistir filmes de terror (envolvendo bruxas, fantasmas e demais temas assustadores, por exemplo), acaba por ser uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas durante o Halloween no Brasil.

Fantasias e Decoração

Muitas tradições do dia das bruxas remetem aos celtas. Eles tinham que se vestir como os deuses aos quais prestavam homenagem durante o Samhain, festa de culto aos mortos (representa uma das versões sobre a origem do Halloween). Além disso, acredita-se que as fantasias mais assustadoras serviam para expulsar os espíritos da Terra após a sua passagem pelo Dia de Todos os Santos e fazer com que voltassem ao mundo dos mortos.

As máscaras, por sua vez, também têm relação com os espíritos. Segundo a superstição, elas podem ter várias utilidades: repelir maus espíritos, mudar a personalidade de quem a está usando e até a comunicação com o mundo espiritual. Eram usadas também para enganar e assustar os espíritos do mal.

 

Por esse motivo as fantasias usadas atualmente são assustadoras ( fantasmas , monstros , bruxas,  personagens assustadores e outros)

Outro fator que contribui para que o dia do Halloween seja atrativo para as pessoas é que, com a comemoração, elas saem do convencional e quebram a rotina, se unem para organizar, decorar e realizar esta festa que é marcada por alegorias e mistério, dando vazão ao lado oculto, sombrio, e, até, desconhecido, do ser humano, exteriorizando vários arquétipos de nosso inconsciente além de decorar as casas com enfeites assombrados, fantasmagóricos e bruxescos.

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO