Conheça o ranking de produção parlamentar dos vereadores de Camocim durante o ano de 2017

0

Dados oficiais da secretaria da Câmara Municipal de Camocim revelam a produção individual dos vereadores durante o ano de 2017. As informações são baseadas na quantidade de requerimentos, ofícios e projetos de indicação apresentados ao longo das 40 sessões ordinárias realizadas pela Casa durante os meses de janeiro a dezembro.

O gráfico abaixo revela os resultados, que podem sofrer alterações de acordo com o repasse feito pela Câmara ou pelos próprios vereadores, da produção individual dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal.

Os números representam a atuação de cada vereador em relação às propostas apresentadas durante as sessões de modo formal, protocoladas e devidamente reconhecidas pelo parlamento.

Não foram levados em consideração o uso da tribuna, requerimentos verbais de melhoria ou mesmo visitas às comunidades, face à inconsistência ou baixa divulgação das atividades relacionadas às assessorias de cada vereador.

Portal de Camocim entrou em contato com os vereadores para solicitar informações adicionais, mas não obtivemos o retorno de alguns.

Confira abaixo o gráfico anual de produção parlamentar do poder legislativo camocinense.

Produção parlamentar dos vereadores de Camocim durante o ano de 2017

Gráfico: Portal de Camocim

Erasmo Gomes (PR)

Com 110 requerimentos, 70 ofícios e 8 projetos de indicação, Erasmo lidera o ranking como parlamentar mais atuante na Câmara durante o ano de 2017. Em seu primeiro mandato, o parlamentar apresentou vários projetos de relevância social. Erasmo foi o autor do ofício que pediu ao Governador do Ceará, Secretário de Segurança e Comando da Polícia Miliar para transforma a 3ªCIA/3ºBPM em Batalhão, o que aumentará significativamente o número de policiais militares na cidade e irá reforçar a segurança do município.

Durante seu primeiro ano mandato foi o único parlamentar que visitou postos de saúde cobrando reposição de medicamentos. Visitou diversas escolas do município focalizando a merenda escolar, além de ter denunciado a prefeita de Camocim, Monica Aguiar (PDT) por improbidade, e a denúncia foi aceita pelo Ministério Público no tocante a propaganda no material escolar. Outra fiscalização importante foi o requerimento que impediu que irmã do deputado Sérgio Aguiar  (PDT) e cunhada da prefeita Monica, onde é investigada pela Polícia Federal de desvios nas verbas dos Sistema Único de Saúde (SUS) de assumir uma das diretorias do Consórcio de Saúde da Microrregião de Camocim (CPSMCAM).

Marcos Coelho – PSDB

Foto: Reprodução

Com 77 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Marcos figura a vice liderança na lista. Duas de suas principais matérias apresentadas, foi o requerimento nº 204/2017, em que solicita a realização de um novo concurso público, ainda em 2017, para suprir as carências do efetivo da prefeitura e como forma de regularizar o quadro de funcionários municipais.

 

 

 

Edivanilson Oliveira (Oliveira da Pesqueira) – PCdoB

Foto: Reprodução

Com 73 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Oliveira aparece como 3º vereador mais atuante durante o ano. Dentre os requerimentos apresentados pelo edil está o de nº 40/2017, que solicita a instalação de atracadores de inox na Praia do Fortim, região de atividade pesqueira, conhecida por concentrar embarcações de pequeno porte que ficam ancoradas em meio ao entrelaçado de cordas, o que além de poluir visualmente o espaço, dificulta a circulação de banhistas e pescadores.

 

Kléber Trévia Veras – PDT

Foto: Reprodução

Com 37 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, o presidente da Câmara aparece em  na lista. O presidente da Câmara apresentou propostas de relevância para o município, como o requerimento nº 200/2017, que solicita a implantação de placas solares na Ilha do Amor. A proposta foi elogiada pelos colegas de bancada por promover a utilização de energias renováveis e despertar a consciência ambiental na cidade.

 

 

Lúcia Melo Freitas (Lúcia da Ematerce) – PDT

Foto: Reprodução

Com 36 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Lúcia aparece na  colocação como parlamentar mais engajada durante este ano. A representante do campo já apresentou diversas matérias em que solicita melhorias nas comunidades da zona rural, como a perfuração de poços profundos nas localidades de Flamenga dos Reginos, Água Branca e Boqueirão dos Dourados, além da construção de saneamento básico no bairro Boa Esperança. Durante o segundo semestre de 2017, a vereadora teve um aumento de 20% (6 requerimentos a mais) em relação ao período anterior.

 

James Barbosa (James do Peixe) – PCdoB

Foto: Reprodução

Com 17 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, James possui forte atuação no ramo pesqueiro junto com o colega de partido, Oliveira, ficando em  colocado no ranking. Entre suas principais contribuições, estão os requerimentos de nº 191/2017, que reivindica a contratação de um engenheiro de pesca para atuar na coleta de dados referentes às atividades pesqueiras, além de manter o controle do setor primário no município. E o de nº 193/2017, que versa sobre a contratação de um médico para atendimento semanal e exclusivo à Colônia de Pescadores.

 

Juliano Cruz – PSD

Foto: Reprodução

Com 14 requerimentos, nenhum ofício e 3 projetos de indicação, Juliano detém o  lugar na escala de produtividade parlamentar. Entre suas principais reivindicações, está o requerimento nº 115/2017, que solicita à prefeita Monica Aguiar (PDT), o retorno das transmissões das plenárias via sistema de rádio, para que a população camocinense tenha acesso aos debates realizados na Câmara de forma prática e transparente. 

 

 

César Veras – PDT

Foto: Reprodução

Com 10 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) figura o 8º lugar. César já apresentou propostas pertinentes à melhoria da mobilidade urbana, como o requerimento nº 134/2017, que trata sobre o piçarramento da estrada que liga a localidade de Maceió à Barrinha.

 

 

 

Oliete Alexandrino – PDT

Foto: Reprodução

 

Com 8 requerimento, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Oliete aparece na 12ª posição. Um de seus requerimento, o de nº 130/2107, versa sobre a implantação de calçamento nas localidades de Pedra Branca e Tucuns.

 

 

 

Iracilda Rodrigues – PDT

Foto: Reprodução

Com 7 requerimentos, nenhum ofício ou projeto de indicação apresentados, a líder do Governo na Câmara, Iracilda Rodrigues, aparece na 10ª colocação.  Todos os requerimentos feitos pela vereadora foram apresentados apenas no segundo semestre de 2017.

 

 

 

Zezinho Silva (Zezinho da Rádio) – DEM

Foto: Reprodução

Com 5 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Zezinho ocupa a 11ª colocação, segundo o índice de produção parlamentar. Seus requerimentos de nº 122/2017 e 211/2017, tratam da implantação de redutor de velocidade no cruzamento das ruas Dom Pedro II com Joaquim Távora e reforma dos bancos da praça do bairro Olinda, respectivamente.

 

 

 

Júlio César Sotero – PSD

Foto: Reprodução

Com 5 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Júlio César figura o ranking como em 11ª posição, empatado com seu colega parlamentar, Zezinho Silva. Um de seus requerimentos, o de nº 212/2017, reivindica a ampliação da iluminação externa do Ginásio Poliesportivo Deputado Murilo Rocha Aguiar e ampliação do galpão de pescadores na comunidade do Pantanal, no bairro Coqueiros.

 

 

Nilson Martins (Nilson do Hospital) – PDT

Foto: Reprodução

Com apenas 4 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Nilson surge na 13ª posição, como um dos vereadores menos atuantes na Câmara, no quesito produção parlamentar. Um de seus requerimentos, o de nº 123/2017, solicita a complementação de calçamento da ruas: Fortaleza, Amapá e Travessa São Carlos, no bairro Coqueiros.

 

 

 

Ismael Gomes (Dr. Ismael) – PDT

Foto: Reprodução

Com requerimentos, nem ofício e 3 projetos de indicação, Ismael aparece em 14º lugar no ranking. Um de seus principais projetos visa equipar parques e áreas de lazer com brinquedos adaptados às crianças com necessidades especiais e outro prevê aplicação de pena aos responsáveis pela exploração do trabalho infantil no município.

 

 

 

Ricardo Vasconcelos – PSD

Foto: Reprodução

Sem nenhum requerimento, ofício ou projeto de indicação apresentados, o ex-líder da bancada de oposição e atual membro da bancada do governo, Ricardo Vasconcelos, figura a última colação (15ª). Durante todo o ano de 2017, nenhuma proposta foi elaborada e/ou apresentada, de maneira formal até o momento.

O vereador encerra a lista de produção parlamentar sem nenhuma matéria apresentada em 2017.

 

Confira o ranking de produção dos vereadores durante o primeiro semestre de 2017 (AQUI).

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO