QUEM É SÉRGIO MORO?

0

De descendência Italiana, Sérgio Moro, nasceu no ano de 1972, casado , pai de dois filhos.

Em 1995, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, universidade essa onde Moro lecionou aulas de Geografia. Em 1996 tornou-se juiz federal. Moro participou de excelente programas de estudo internacionais, dentre eles: instrução de advogados da Harvd Law School, estudos sobre sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estados dos Estados Unidos.

Atualmente é juiz federal da 13° Cara Criminal de Curitiba, ministra aulas de processo penal na Universidade Federal do Paraná, na qual, fez seu Mestrado e Doutorado e comanda a operação Lava Jato.

O juiz conduziu diversos casos importantes, como: Banestado (que resultou na condenação de 97 pessoas) , Operação Farol da Colina (onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação,formação de quadrilha e lavagem de dinheiro), Escândalo do Mensalão.

Moro já foi eleito o “Brasileiro do Ano de 2014” pela revista Isto É, um dos cem mais influentes do Brasil em 2014 pela revista Época e foi eleito a “Personalidade do Ano” de 2014 por seu trabalho frente às investigações da Lava Jato, pelo Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo.

Sérgio Moro já publicou diversos artigos e livros sobre a “Constituição”. Segue a lista.

  • A autonomia do crime de lavagem e prova indiciária, Revista CEJ (Brasília), v. 41, p. 11-14, 2008.[18]
  • Colheita compulsória de material biológico para exame genético em casos criminais, Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 853, p. 429-441, 2006.
  • Considerações sobre a Operação Mani Pulite, Revista CEJ (Brasília), v. 26, p. 56-62, 2004.[19]
  • Competência da Justiça Federal em Direito Ambiental, Revista dos Tribunais. Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política, v. 31, p. 157-166, 2003.
  • Por uma revisão da teoria da aplicabilidade das normas constitucionais, Revista dos Tribunais. Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política, v. 37, p. 101-108, 2001.
  • Desenvolvimento e Efetivação Judicial das Normas Constitucionais, Editora Max Limonad, 2001.[20]
  • Legislação Suspeita? Afastamento de Presunção de Constitucionalidade da Lei, Editora Juruá, 2003.[21]
  • Jurisdição Constitucional Como Democracia, Editora Revista dos Tribunais, 2004.[22]
  • Crime de Lavagem de Dinheiro, Editora Saraiva, 2010.[23]

As pessoas que conhecem a vida e personalidade de Moro, citam: “Ele é homem extremamente sensato e estudioso, as experiências internacionais de Sérgio parecem ter ajudado muito em sua formação. Cada vez que viaja ele volta com um monte de livros.”

Na profissão, Sérgio Moro é considerado um juiz que adota uma linha dura e tem-se tornado um herói para parte da população brasileira.

Moro adotou medidas na condução dos processos relacionados com a Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera estatal Petrobras e foi criticado por dezenas de advogados penalistas e constitucionalistas, uma das medidas polêmicas tomadas por Moro está a detenção para interrogatório (condução coercitiva) do ex-Presidente Luiz Inácio lula da Silva, além de divulgar uma conversa de Lula da Silva com Dilma Rousseff, interpretada como indício de que o ex-Presidente estaria sendo supostamente a ser favorecido pelo Governo ao ser nomeado ministro, já que diante na nomeação Lula teria foro privilegiado, e driblaria as investigações conduzidas por Moro.

“.

 

5/5 (1)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.