Conheça o ranking de produção dos vereadores de Camocim durante o primeiro semestre de 2017

0

Dados extraoficiais divulgados pela Câmara Municipal de Camocim revelam a produção individual dos vereadores durante o primeiro semestre de 2017. As informações são baseadas na quantidade de requerimentos, ofícios e projetos de indicação apresentados ao longo das 20 sessões ordinárias realizadas pela Casa durante os meses de janeiro a junho.

O gráfico abaixo revela os resultados, que podem sofrer alterações de acordo com o repasse feito pela Câmara ou pelos próprios vereadores, da produção individual dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal. Os números representam a atuação de cada vereador em relação às propostas apresentadas durante as sessões de modo formal, protocoladas e devidamente reconhecidas pelo parlamento.

Produção parlamentar dos vereadores de Camocim durante o primeiro semestre de 2017. (Gráfico: Portal de Camocim)

Não foram levados em consideração o uso da tribuna, requerimentos verbais de melhoria ou mesmo visitas às comunidades, face à inconsistência ou baixa divulgação das atividades relacionadas às assessorias de cada vereador.

Confira baixo a relação dos 15 vereadores camocinenses e sua produção por ordem decrescente:

Erasmo Gomes (PR)

Foto: Reprodução

Com 70 requerimentos, 30 ofícios e 5 projetos de indicação, Erasmo lidera o ranking como parlamentar mais atuante na Câmara no primeiro semestre de 2017. Em seu primeiro mandato, o parlamentar apresentou vários projetos de relevância social, como o Programa Bolsa Atleta, aprovado por unanimidade durante a 19ª Sessão Plenária, e que agora será transformado em projeto de lei, beneficiando jovens desportistas da cidade através de auxílio financeiro em competições locais, regionais, nacionais e internacionais. O vereador também compõe a linha de frente na bancada de oposição que, constantemente, cobra a realização de um novo concurso na cidade.

Edivanilson Oliveira (Oliveira da Pesqueira) – PCdoB

Foto: Reprodução

Com 58 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Oliveira aparece como 2º vereador mais atuante no primeiro semestre do ano. Dentre os requerimentos apresentados pelo terceiro secretário da Câmara está o de nº 40/2017, que solicita a instalação de atracadores de inox na Praia do Fortim, região de atividade pesqueira, conhecida por concentrar embarcações de pequeno porte que ficam ancoradas em meio ao entrelaçado de cordas, o que além de poluir visualmente o espaço, dificulta a circulação de banhistas e pescadores.

 

Lúcia Melo Freitas (Lúcia da Ematerce) – PDT

Foto: Reprodução

Com 30 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Lúcia aparece em lugar como parlamentar mais engajada no primeiro semestre. A representante do campo já apresentou diversas matérias em que solicita melhorias nas comunidades da zona rural, como a perfuração de poços profundos nas localidades de Flamenga dos Reginos, Água Branca e Boqueirão dos Dourados, além da construção de saneamento básico no bairro Boa Esperança.

 

Marcos Coelho – PSDB

Foto: Reprodução

Com 23 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Marcos figura a posição na lista. Duas de suas principais matérias apresentadas, foi o requerimento nº 204/2017, em que solicita a realização de um novo concurso público, ainda em 2017, para suprir as carências do efetivo da prefeitura e como forma de regularizar o quadro de funcionários municipais.

 

 

Kléber Trévia Veras – PDT

Foto: Reprodução

Com 18 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, o presidente da Câmara aparece em na lista. Kléber apresentou propostas de relevância para o município, como o requerimento nº 200/2017, que solicita a implantação de placas solares na Ilha do Amor. A proposta foi elogiada pelos colegas de bancada por promover a utilização de energias renováveis e despertar a consciência ambiental na cidade.

 

James Barbosa (James do Peixe) – PCdoB

Foto: Reprodução

Com 8 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, James possui forte atuação no ramo pesqueiro junto com o colega de partido, Oliveira, ficando em colocado no ranking. Entre suas principais contribuições, estão os requerimentos de nº 191/2017, que reivindica a contratação de um engenheiro de pesca para atuar na coleta de dados referentes às atividades pesqueiras, além de manter o controle do setor primário no município. E o de nº 193/2017, que versa sobre a contratação de um médico para atendimento semanal e exclusivo à Colônia de Pescadores.

César Veras – PDT

Foto: Reprodução

Com 6 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) figura o lugar. César já apresentou propostas pertinentes à melhoria da mobilidade urbana, como o requerimento nº 134/2017, que trata sobre o piçarramento da estrada que liga a localidade de Maceió à Barrinha.

 

 

Juliano Cruz – PSD

Foto: Reprodução

Com 5 requerimentos, nenhum ofício e 3 projetos de indicação, Juliano detém o lugar na escala de produtividade parlamentar. Entre suas principais reivindicações, está o requerimento nº 115/2017, que solicita à prefeita Monica Aguiar (PDT), o retorno das transmissões das plenárias via sistema de rádio, para que a população camocinense tenha acesso aos debates realizados na Câmara de forma prática e transparente.

 

 

Júlio César Sotero – PSD

Foto: Reprodução

Com 3 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Júlio César figura o ranking como em posição. Um de seus requerimentos, o de nº 212/2017, reivindica a ampliação da iluminação externa do Ginásio Poliesportivo Deputado Murilo Rocha Aguiar e ampliação do galpão de pescadores na comunidade do Pantanal, no bairro Coqueiros.

 

 

 

Zezinho Silva (Zezinho da Rádio) – DEM

Foto: Reprodução

Com 2 requerimentos, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Zezinho ocupa a 10ª colocação segundo o índice de produção parlamentar. Seus requerimentos de nº 122/2017 e 211/2017, tratam da implantação de redutor de velocidade no cruzamento das ruas Dom Pedro II com Joaquim Távora, e reforma dos bancos da praça do bairro Olinda, respectivamente.

 

 

Nilson Martins (Nilson do Hospital) – PDT

Foto: Reprodução

Com apenas 1 requerimento, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Nilson surge na 11ª posição, como um dos vereadores menos atuantes na Câmara. Seu único requerimento, de nº 123/2017, solicita a complementação de calçamento da ruas: Fortaleza, Amapá e Travessa São Carlos, ambas no bairro Coqueiros.

 

 

 

Oliete Alexandrino – PDT

Foto: Reprodução

Com apenas 1 requerimento, nenhum ofício, nem projeto de indicação, Oliete fecha a lista dos vereadores com requerimentos apresentados, em 12º lugar. Seu único requerimento, de nº 130/2107, versa sobre a implantação de calçamento nas localidades de Pedra Branca e Tucuns.

 

 

 

Ismael Gomes (Dr. Ismael) – PDT

Foto: Reprodução

Sem requerimento, nem ofício e com 3 projetos de indicação, Ismael aparece em 13º lugar no ranking. Um de seus principais projetos visa equipar parques e áreas de lazer com brinquedos adaptados às crianças com necessidades especiais e outro prevê aplicação de pena aos responsáveis pela exploração do trabalho infantil no município.

 

 

 

Iracilda Rodrigues – PDT

Foto: Reprodução

Sem nenhum requerimento, ofício ou projeto de indicação apresentados, a líder do Governo na Câmara, Iracilda Rodrigues, aparece na última colação (15ª), junto com Ricardo Vasconcelos. Sem nenhuma proposta elaborada e/ou apresentada até o momento, a vereadora fecha a lista de produção da Câmara com zero percentual de produtividade.

 

 

 

Ricardo Vasconcelos – PSD

Foto: Reprodução

Sem nenhum requerimento, ofício ou projeto de indicação apresentados, o líder da bancada de oposição, Ricardo Vasconcelos, figura a última colação (15ª), empatado apenas com Iracilda Rodrigues. Sem nenhuma proposta elaborada e/ou apresentada até o momento, o vereador encerra a lista de produção parlamentar sem nenhuma matéria apresentada no primeiro semestre de 2017.

4.67/5 (3)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.