02 de abril Dia mundial de conscientização do autismo

0

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio no desenvolvimento, com uma disfunção neurológica que afeta o funcionamento normal do cérebro. Três áreas são comprometidas nesta síndrome: interação social, alteração comportamental e falhas na comunicação.

Logo nos primeiros meses já demonstram os primeiros sinais. Dificilmente olham quando são chamados ou mantem contato visual, demonstram mais interesse em objetos que em pessoas, em alguns casos, se irritam fácil com contato físico muito afetuoso. Assim, o diagnóstico da criança autista é clínico e ocorre através da observação da criança, de entrevista com pais ou responsáveis e da realização de alguns testes diagnósticos, realizados entre os 2 e 3 anos de idade. O TEA apresenta ainda níveis de gravidade. Segundo pesquisas o Brasil, é um país que apresenta uma grande demora para diagnosticar os casos.

Após o diagnóstico a criança deverá ser acompanhada por diversos profissionais. O psicólogo, é um desses especialistas e atua diretamente nas interações sociais, no desenvolvimento de habilidades sociais, dando suporte para mudanças de comportamentos, auxiliando na expressividade das emoções, e ajuda os pais a serem co-terapeutas de seus filhos, os ajudando no dia-a-dia a superar os problemas dos mais simples aos mais complexos.

O importante da compreensão sobre o autismo é entender que cada criança, adolescente ou adulto autista tem suas dificuldades em diversos aspectos, mas que se desde muito cedo é estimulado, acompanhado da maneira adequada com todos os recursos necessários, poderá manter uma melhor qualidade de vida e pode apresentar excelente evolução no seu desenvolvimento global.

Uma dica de livro para pais, educadores e demais interessados pelo tema, é o livro “Mundo Singular: Entenda o autismo”, da psiquiatra e escritora, Ana Beatriz Silva.

Fiquem em paz.

Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

*O material deste site é informativo, não substitui a psicoterapia/orientação ou consultoria oferecida por um psicólogo ou psicóloga.

Para mais informações sobre psicologia:

www.facebook.com/fabianasilvapsicologa

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.