Aprenda a lidar com suas preocupações

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Uma vida com constantes Ruminações Mentais

Ruminar vem da biologia como ato daqueles animais que passam muito tempo mastigando. Suzan, psicóloga americana, trouxe para a psicologia como o ato de passar horas, dias, meses ou anos pensando em um mesmo assunto. São exemplos, as preocupações que nunca saem de sua mente, as lembranças e pensamentos frequentes sobre situações. Os ruminantes sofrem muito e podem desenvolver transtornos mentais severos, principalmente, quando essas ruminações mentais ocorrem em excesso e são sempre com pensamentos negativos e destrutivos sobre suas escolhas, entre outros. Quando perceber que suas ruminações estão prejudicando sua vida é hora de buscar ajuda. A terapia cognitivo-comportamental atua com técnicas e estratégias que ajudam diretamente na forma de lidar com essas ruminações.
 

DICA: Para evitá-las use Paragem do Pensamento. Diga simplesmente na sua mente, “Pára”. Você pode disparar esse diálogo interno mentalmente ou verbalmente, e funciona. Em seguida, perceba que você pode ter controle sobre a situação, decidindo parar de pensar e buscar distrações, ou propor a si mesmo pensamentos mais funcionais, mudando o pensamento de negativo, para algo mais positivo. Deixe negativismos e pense de forma mais construtiva, focando em ações concretas, úteis e reais, saindo um pouco da angústia vivida em sua imaginação.

Não é fácil, mas poderá funcionar, dependendo da intensidade da ansiedade, preocupação e estresse. Essas dicas não eliminam a ida ao psicólogo. Busque sempre melhorar sua qualidade de vida.
Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

Para mais informações sobre psicologia:

www.facebook.com/fabianasilvapsicologa

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

 

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