Crianças: muito estímulo, pouca interação

0

Vivemos em um mundo tecnológico, muita informação em pouquíssimo tempo. Muitos aparelhos eletrônicos, pouco tempo para parar, desacelerar e observar nossas crianças.

Na última vez que estive em uma festa infantil, observei que a maioria das crianças com mais de 3 anos da festa estavam com o celular dos pais ou próprio celular ou tablet, jogando, assistindo vídeo, cada um com o seu, sentados de forma individual. Estranho?! Cadê as crianças correndo, brincando, interagindo, caindo e levantando. Um som de uma música infantil “embalava” o novo mundo daquelas crianças.

Bom, isso não é uma exceção tem se tornado uma regra. Cada vez mais as crianças estão pulando essa etapa tão fundamental que é a interação com outras crianças, ou mesmo com pais/adultos. Os substitutos estão ganhando espaço, os celulares ou tablet. Ao mesmo tempo, elas vivem em um ambiente com tanto estímulo, que seus pensamentos não conseguem desacelerar. Estudos de neurociências, têm comprovado que o abuso de celulares, jogos eletrônicos por crianças entre 01 a 10 anos tem aumentado a dificuldade de concentração, seja nos estudos, nas leituras, na capacidade de escutar o que o adulto fala, ou mesmo, na possibilidade de entender que precisam esperar.

Não que seja errado uma criança brincar eventualmente com seu aparelho eletrônico, mas ela precisa desenvolver outras habilidades sociais, que só a interação com outras pessoas poderá proporcionar.

Uma dica é estabelecer horários para usos desses aparelhos. Se nós, adultos, precisamos às vezes de um “freio”, imagine as crianças. Outra dica, é mostrar pra crianças brincadeiras mais divertidas que não tenha nada de tecnologia, estimulá-las. Ler um livro também pode ser uma possibilidade, muitas crianças preferem assistir filme, mas algo que a criança tem e deve ser incitado é a imaginação, e uma boa leitura pode ajudar.

Você adulto pode contribuir lendo um livro infantil, contando histórias, isso fará bem pra ambas as partes, Acredite.

Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

Para mais informações sobre psicologia:

www.facebook.com/fabianasilvapsicologa

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

 

5/5 (1)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.