Dra. Patrice realiza serviço de próteses dentárias

0

A perda de um ou mais dentes, além de desagradável, pode prejudicar a mastigação, a fonética e a estética do paciente. A ausência dos dentes também pode acarretar na movimentação dos dentes remanescentes e na reabsorção óssea, entre outros problemas.

Para esses casos, é necessária a adoção de próteses dentárias, uma solução bastante comum. Porém, as pessoas ainda têm muitas dúvidas, em especial, na hora de escolher sobre os tipos de próteses e sobre quais as vantagens e desvantagens que cada uma proporciona.

A Dra. Patrice Brito recomenda antes da colocação da prótese, independente do tipo, que seja feita um consulta com o seu/sua dentista, após a consulta e análise ele/ela indicará o melhor tipo de acordo com a sua necessidade.

Tipos de próteses

São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível e a prótese fixa. No caso da removível, o paciente conta com a vantagem de retirar a prótese para a higienização e para dormir, por exemplo. Já no caso da prótese fixa, uma estrutura é parafusada ou encaixada em implantes e dentes naturais. Esses dois tipos de prótese podem ser parciais ou totais, ou seja, podem cobrir todos ou apenas os dentes faltantes.

Prótese total removível

A prótese total, mais conhecida como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos ou a maior parte de seus dentes. Nestes casos, é confeccionada uma estrutura móvel em que os dentes são substituídos por dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente.

Para que a prótese total seja a estrutura perfeita, é preciso que o profissional conte com habilidade na hora de confeccionar, tenha técnica e conheça as condições dos rebordos remanescentes.

Prótese fixa

Popularmente conhecida como “coroa” ou “ponte”, esse tipo de prótese pode ser unitária quando um dente, por exemplo, é destruído pelo agravamento de uma cárie. Nos casos, onde a coroa do dente é inutilizada, o dentista deve realizar o tratamento de canal para depois cimentar a prótese unitária. Nos casos onde a prótese fixa é parcial, os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da prótese.

Prótese flexível

Esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existe mais a necessidade de grampos e estruturas necessárias às próteses tradicionais. Em geral, esse tipo de prótese é recomendada para pacientes idosos, para fazerem o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação.

Implante retentor da prótese fixa

Os implantes dentários são aqueles instalados diretamente sobre o osso maxilar para então receber a prótese. Eles funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes, fazendo o papel de retentores da prótese. Implantes são recomendados para os casos em que não é possível a utilização da prótese removível ou que ela se torna muito incomoda para o paciente.

A vantagem é que, como a prótese fica fixa, muitos pacientes se sentem mais seguros e confiantes com ela.

Para maiores informações vá até o consultório da Dra. Patrice, situado à Rua Zeferino Costa, em Chaval ou agende uma visita pelo telefone (88) 98852-1728 ou fan page (AQUI).

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO