Motivação no trabalho todos os dias

0

A motivação é um dos processos psicológicos básicos que impulsionam as pessoas. É uma força interna responsável pelas ações humanas, que define os motivos de agir das pessoas, já que ativa suas necessidades, emoções, valores e expectativas diante de algo.

Dica para o Empresário ou gestor:

No ambiente de trabalho, para entender o que motiva ou deixa insatisfeito seu colaborador, é importante que os gestores invistam em métodos e técnicas de pesquisa, para identificar que valores ou afetos são fortemente investido na execução das tarefas. Verificar o ponto de equilíbrio entre as necessidades, expectativas e valores pessoais, grupais e organizacionais, é crucial para aprimorar e desenvolver competências, e diagnosticar elementos intrínsecos (fatores internos) e extrínsecos (fatores ambientais) que ativam a motivação no trabalho. Uma excelente ferramenta são os feedbacks individuais, constantes e eficazes.

Dica para trabalhadores:

Acredite você tem motivação! Porque motivação já existe dentro de cada um. Falta você parar e entender o porquê está fazendo essas coisas, qual o sentido do seu trabalho.

A dica é parar por um instante e se perguntar: porque eu realizo esse trabalho hoje? Porque eu preciso ir ao trabalho todos os dias? Estou feliz com essa atividade? Não pense só em “preciso ganhar dinheiro”. Mas seja mais profundo, veja que no fundo do seu íntimo existe um motivo para fazer o que faz, resgate esse motivo, anote ele, deixe em local visível. Mas no fim, se perceber que não existe uma razão, ou necessidade forte para fazer o que faz. Busque o que te deixa feliz, nem que comece devagar. Formule metas pequenas até realizar seus sonhos verdadeiros. E se o problema, está em questões da empresa, procure uma oportunidade e converse com seu superior imediato. Caso não haja abertura, isso sim, pode ser uma barreira para ambas as partes e para a motivação fluir no ambiente de trabalho.

Os líderes de hoje precisam entender para onde as pessoas desejam ir, e construir com eles. Não pensar só em corrigir, mas em despertar e desenvolver. E ainda, qualidade de vida no trabalho, reconhecimento, crescimento, são fortes fatores motivacionais.

Fiquem em paz.

Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

Para mais informações sobre psicologia:

www.facebook.com/fabianasilvapsicologa

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

 

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.