Saúde mental

0

Sem saúde mental não há saúde!

Ter saúde é uma preocupação da maioria das pessoas. Estudos da psicologia já comprovaram que se não estamos bem com nossas emoções, sentimentos, desejos, vivendo preocupações constantes, pode ocorrer uma “transferência” para o organismo dessa carga emocional. O que resultará em doenças com sintomas físicos, mas com origem nos problemas e conflitos mal resolvidos em nossa mente.

Estar com pessoas que amamos e vivenciar momentos de alegria é fator primordial na busca de uma melhor saúde mental. Segundo Dan Gilbert (2004), psicólogo e pesquisador da felicidade, situações, pensamentos, atitudes e atividades capazes de produzir sentimentos de felicidade têm a propriedade de ativar o córtex pré-frontal esquerdo. Conforme seus estudos, essa região do cérebro é um simulador de experiência capaz de nos ajudar a produzir e vivenciar nossa própria felicidade.

No entanto, muitas pessoas sofrem por demonstrar algo que não estão sentindo, por inquietar-se com o que os outros pensam, podem não querer causar preocupações, ou simplesmente, acreditam que conseguem passar por toda dor sozinhas. Em algumas situações isso dar certo por um tempo. Contudo, todas as emoções guardadas vão se acumulando dentro de nós, a mente acaba se sobrecarregando e busca uma forma de expelir. Pense nisso, quanta dor, mágoa, sentimentos negativos você tem guardando para si, que tal fazer uma “faxina” mental?

Cuidar da saúde mental é tão necessário quanto cuidar da saúde física, ambas caminham juntas, e refletem um bem-estar equilibrado. Por isso, deixo aqui, quatro dicas importantes para manter uma boa saúde mental: Fale de suas emoções, conte como se sente, o que lhe machuca ou fere, falar dos sentimentos e emoções ajuda a transformar as angústias e mágoas; Não se prenda aos seus pensamentos, lembre-se, nem tudo que você pensa é verdadeiro ou poderá ocorrer; Viva momentos prazerosos e que proporcionem bem-estar; e Fortaleça seus laços afetivos, procure viver em harmonia com as pessoas.

Fiquem em paz.

Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

*O material deste site é informativo, não substitui a psicoterapia/orientação ou consultoria oferecida por um psicólogo ou psicóloga.

Para mais informações sobre psicologia:

www.facebook.com/fabianasilvapsicologa

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.