Alinhamento de Saturno e Júpiter será transmitido ao vivo nesta segunda (21); saiba onde assistir

0

Fenômeno que poderá ser visto a olho nu vai ter transmissão comentada por meio do canal Astronomia da Seara da Ciência no YouTube.

O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, que ocorre nesta segunda-feira (21) e poderá ser visto da Terra, será transmitido ao vivo pelo canal Astronomia da Seara da Ciência. A live é uma realização do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo e da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará. O fenômeno também poderá ser visto a olho nu. A transmissão começa às 18h e terá comentários do professor Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar). 

Em tempos de pandemia de Covid-19, a opção pela transmissão ao vivo pelo YouTube contribui para o isolamento social, além de oferecer ao público informações sobre astronomia e ciência.

Conhecido como “grande conjunção”, o fenômeno demora décadas para acontecer, mas desde o ano 1200 que os dois maiores planetas do sistema solar não ficavam tão próximos um do outro. Eles só foram vistos a olho nu há quase 800 anos. A raridade é tamanha, que o próximo alinhamento só deve acontecer de novo apenas no ano de 2080.

O professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, ressalta ser preciso contar com boas condições do tempo na noite do fenômeno para conseguir ver o evento a olho nu.

“Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições meteorológicas, mas poderá ser visto também a olho nu. Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação”, disse.

Serviço:
Transmissão ao vivo do alinhamento entre Júpiter e Saturno
Segunda-feira (21/12), a partir das 18h
Canal Astronomia da Seara da Ciência

 

Diário do Nordeste

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.