Secult do Ceará divulga concurso público com 132 vagas

0

O primeiro concurso público da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) teve a mensagem aprovada pela Assembleia Legislativa. Prestes a completar 52 anos, a pasta recebeu, historicamente, apenas servidores provenientes de órgãos já extintos pelo Governo do Estado. O concurso, portanto, se coloca como um marco para a gestão cultural no Ceará. Serão 132 vagas disponibilizadas para candidatos formados em graduações como Pedagogia, Dança, Letras, Cinema e Audiovisual, Teatro, Arquitetura, Engenharia Civil e História.

O gestor da pasta, Fabiano dos Santos Piúba, calcula que o edital deve ficar um período de 15 dias disponível para conhecimento e, após esse prazo, serão abertas as inscrições, que devem durar aproximadamente 30 dias. “A programação é realizar o concurso durante todo esse segundo semestre. Dar o resultado até o fim do ano. Pela lei, a convocação se dá a partir do exercício seguinte, 2019”, explica o secretário, lembrando que o impacto orçamentário  nas folhas de pagamento da pasta para o próximo ano já foi previsto. “Já inserimos no orçamento de 2019, na folha da secretaria”, garante o gestor. 

A existência do concurso público, aponta Fabiano, é resultado dos esforços de muitos agentes que transitaram pelo órgão. “Ao tempo que é uma conquista da sociedade e dos segmentos culturais e artísticos, é também uma conquista de todos os secretários, gestores e gestoras que passaram por essa casa e apontaram essa agenda como agenda necessária para o fortalecimento da Secult”. O secretário se disse emocionado ao lembrar do Movimento Arte e Resistência, o MAR, que em 2012 ocupou a Praça do Ferreira com uma série de demandas necessárias para a política cultural cearense. 

“Dentro dessa agenda estava a realização de um concurso público. Pensar a realização desse concurso é reconhecer desse movimento”. O secretário também se disse grato aos fóruns de linguagens, companhias e artistas que se empenharam para que o concurso público se transformasse em realidade.

Com informações do O Povo

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.