Dicas para aproveitar a semana entre as duas provas do Enem

0

Estudar ou descansar? Os dois. Após a reformulação na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes terão uma semana de intervalo entre uma prova e outra. Neste período, segundo professores, é importante que o candidato aproveite o tempo para revisar conteúdos, manter o foco na segunda fase do exame e descansar. Tudo isso até o próximo domingo, 12.

Sobre o assunto

Segundo Marcos Blaque, professor de Redação do Colégio Darwin, este intervalo é o momento de manter um equilíbrio entre a revisão de matérias e momentos de descanso.

“Ao mesmo tempo em que é interessante reservar tempo para rever conceitos chaves, é importante que aproveite essa quebra para relaxar. Tem uma semana só para focar em áreas específicas e o aluno deve reservar o espaço mais próximo da prova para descansar, tomar cuidado com a alimentação, dormir bem, chegar num estado físico-psicológico adequado no domingo”, afirma. Além disso, ele reforça que é importante a autoconfiança em todo o preparo durante o ano. Marcos destaca ainda cuidados com alimentação e sono.

O professor Michael Gandhi concorda. Ele é coordenador da área de Matemática da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, em Messejana. Segundo ele, o dia hoje é de descansar. A retomada dos estudos deve ser amanhã. “Tem de esquecer um pouco a prova de ontem para se concentrar no próximo domingo”. Ele acredita que a melhor maneira de revisar os estudos nas áreas específicas é por meio de resolução de exercícios.

“O ideal é tentar resolver questões de assuntos que mais caem. Simulados e aulões são importantes”, afirma. Michael orienta que, para Matemática, estudantes revejam principalmente Geometria, Funções e estudem as aplicações de proporção e regras de três “Que são bases para a resolução de muitas questões”, explica.

Estrutura mental

De acordo com Otacílio Bessa, diretor da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, a orientação é que os estudantes pratiquem os conteúdos mais recorrentes durante esta semana e garantirem o que estudaram durante o ano.

“Nessa semana, o estudante se organiza para outra estrutura de prova, que envolve mais cálculos. Então, ele pode passar a semana resolvendo exercícios, revendo provas anteriores. Isso ajuda a se organizar mentalmente e criar uma estrutura mental reforçada”, diz. O professor recomenda que os candidatos também aproveitem o sábado, 11, véspera de prova para o descanso. “Nesse dia descansa, vai à praia, esquece livros, para fazer a prova com tranquilidade”.

Com informações do O Povo

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO