Professor de língua portuguesa disponibiliza aulas 2 e 3 com dicas de preparação para o Enem 2017

0

O Professor de Língua Portuguesa e Redação, Hermeson Veras, disponibiliza nesta terça-feira, 13, as aulas 2 e 3 sobre o entendimento do enunciado de um quesito estilo enem e a diferença entre gabarito e distrator que visa ajudar estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Revise a aula 01 (AQUI).

AULA 02 e 03 – O ENTENDIMENTO DO ENUNCIADO DE UM QUESITO ESTILO ENEM E A DIFERENÇA ENTRE GABARITO E DISTRATOR

Partindo da ideia de que a prova de linguagens do ENEM é de caráter interpretativo, percebe-se que há uma forte necessidade de implementar o nível de leitura dos participantes deste exame. Visto isso, já foi observada na aula anterior a estrutura de um quesito com características desta prova, sendo identificadas as seguintes partes:

  • Texto Base;
  • Referência;
  • Enunciado;
  • Gabarito e Distratores.

Neste encontro, iremos enfatizar um elemento crucial para se chegar ao gabarito – o ENUNCIADO. Analisaremos, pois, todos os aspectos os quais nos oferecerão os principais meios para lograr êxito neste tipo de quesito. Veja abaixo como se deve proceder diante de um item estilo ENEM:

  • ANÁLISE DE UM ENUNCIADO ENEM

No item analisado, foram feitas várias inferências por meio de caixas de texto para que você assimilasse como é o procedimento mental para se chegar ao gabarito do item. Nessas circunstâncias, recomenda-se que o aluno coloque na folha da prova setas com informações as quais estejam ligadas àquilo que o item deseja cobrar, buscando fazer uma espécie de mapa norteador que facilite a compreensão. Por fim, sugiro seguir as orientações do roteiro para interpretar itens estilo ENEM abaixo:

  • ORIENTAÇÕES PARA ENTENDER O ENUNCIADO

 

  • Identificar o tipo de texto que está sendo lido (poesia, prosa, notícia, tira…);
  • Fazer inferências(Tirar por conclusão; deduzir pelo raciocínio) sobre os tópicos frasais do enunciado;
  • Identificar o objetivo da questão;
  • Ligar o objetivo da questão ao gabarito, evitando, com isso, os Distratores textuais.

 Gabarito X Distrator

Durante a análise das alternativas em um quesito ENEM, é muito comum que o candidato fique confuso diante das possibilidades de respostas, pois o gabarito acaba, por vezes, se confundindo aos famosos distratores textuais. Para que essa confusão tenha um final feliz, abordaremos nesta aula estratégias que elucidarão esse problema, fato o qual promoverá destreza e eficiência à sua interpretação textual.

QUADRO EM QUE SE ESTABELECEM DIFERENÇAS ENTRE GABARITO E DISTRATORES TEXTUAIS

GABARITO DISTRATORES TEXTUTAIS
Trata-se da única resposta certa São plausíveis, evitando o acerto por exclusão
É o objetivo cobrado pelo enunciado São inquestionavelmente incorretos em relação ao enunciado
Não pode ser ambíguo Não podem mutuamente se excluírem
Raramente é cobrado o item errado como gabarito Estão presentes no texto, mas não o solucionam
Não pode atrair o aluno São ordenados em progressão ou em ordem alfabética

 

Como visto nos esquemas acima, o aluno deve avaliar bem o comando do item para entender de fato qual é o objetivo cobrado e, com isso, saber reconhecer a diferença entre gabarito e distratores textuais. Nesse particular, a sugestão para otimizar essa habilidade é, primeiramente,  ler o enunciado e destacar o objetivo do item para, secundariamente, fazer a leitura do texto. Desse modo, não há dúvida de que o caminho para a resposta correta será bem mais facilitado.

Siga o Professor Hermeson Veras nas redes sociais e acompanhe tudo sobre essas dicas:

 

 

5/5 (3)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.