Ceará e agência francesa firmam parceria para gestão sustentável da água no estado

0

Investimento é da ordem de 950 mil euros, cerca de R$ 6,2 milhões em pesquisas na área.

Uma parceria entre o Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) formalizada, nesta terça-feira (29), vai permitir uma série de estudos sobre a gestão sustentável da água visando a redução de impactos ambientais por meio do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. O investimento é de 950 mil euros (cerca de R$ 6,2 milhões) em pesquisa na área.

Os estudos proporcionarão uma melhor compreensão do funcionamento hidrológico no Nordeste e permitirão a análise de diferentes opções técnicas para o abastecimento de água potável. Elas também propiciarão uma melhor compreensão das implicações climáticas da dinâmica recente do desenvolvimento agrícola

Durante a assinatura do memorando de entendimento, o governador Camilo Santana afirmou que o projeto trará benefícios ao Estado. “Quero dizer que, para nós, é um momento de muita alegria estar assinando este memorando. Quero agradecer à AFD pela parceria, assim como o governo francês também pelo estreitamento destas relações entre o Ceará e a França e nos colocar sempre à disposição para que a gente possa construir parcerias e buscar novos horizontes e melhorias para a qualidade de vida do povo cearense”, disse.

O projeto vai financiar atividades de pesquisa e capacitação no Nordeste rural e serão divididas em três áreas: analisar os impactos da mudança climática nos setores de água, energia e agricultura e avaliar os efeitos de políticas públicas; identificar caminhos de desenvolvimento agrícola menos intensivos em emissões de gases de efeito estufa para promover a transição agroecológica; e reforçar as capacidades das instituições atuantes no setor e aprimorar os sistemas de informação.

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a parceria é histórica para o Ceará. “A Funceme tem grandes parcerias visando o desenvolvimento sustentável, sempre com uma visão de amplitude que vai além dos recursos hídricos, desenvolvendo economias de baixo teor de carbono e com uma gestão de inclusão do território rural. Não tenho dúvidas que será mais uma grande parceria para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, afirmou.

G1 CE

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.