Combate ao Coronavírus: deputado Heitor Freire pede convocação de alunos de cursos da Saúde

0

Parlamentar do CE quer mais mão-de-obra preparada
para o mercado de trabalho nas ações anti-pandemia.

O Brasil já contabiliza mais de 130 óbitos por Coronavírus. Na linha de frente do combate à doença estão, em maioria, especialistas da área da Saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais que, diariamente, tem a missão de salvar vidas ameaçadas pela Covid-19. Mas, esses trabalhadores são prejudicados pela falta de estrutura, leitos, equipamentos, e de mais pessoal para exercer suas atividades. Para tentar resolver essa última demanda, o deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) elaborou um projeto de lei e uma indicação ao Poder Executivo solicitando mais mão-de-obra para atuar em atendimentos e outros serviços de Saúde voltados a conter a pandemia do Coronavírus.


“Pelo menos 15 mil universitários do curso de Medicina do país já estão aptos para entrar no mercado de trabalho, faltando a eles somente a colação de grau, que foi adiada em função da pandemia do Coronavírus. É um absurdo ter essa mão-de-obra pronta parada por causa de um detalhe que, no momento, não faz diferença. Essa última etapa de conclusão de curso pode ser realizada em oportunidade futura, quando haverá muitos motivos para comemorar, porém, agora, tenho certeza que esses universitários fazem mais questão de compor a linha de frente na luta contra essa doença que parou o mundo”, garante o parlamentar.

As propostas do federal cearense sugerem aos ministérios da Educação e da Saúde, e aos reitores de universidades, a antecipação das formaturas e a autorização da convocação de estudantes que cursam o último ano de faculdades da área da Saúde para atuar nas demandas relacionadas ao Coronavírus, sob supervisão profissional.

“Já pararam para pensar na quantidade de pessoas desesperadas por atendimento médico em municípios do interior dos estados? Não é só nos centros urbanos que estão os pacientes vítimas da Covid-19. Precisamos ampliar a oferta do serviço nas redes pública e privada. Senhores reitores, os universitários já preencheram os requisitos para a graduação, sobretudo os que estão no décimo segundo semestre e já cumpriram a carga horária mínima para a conclusão do curso de Medicina, por exemplo. Precisamos colocar esses jovens médicos no mercado, o quanto antes a mão-de-obra estiver disponível mais pessoas serão salvas! O país não pode mais ficar parado, à espera do fim da circulação do Coronavírus em território nacional. Todos queremos retomar nossa rotina de trabalho, de produção. Vamos salvar vidas e voltar ao desenvolvimento do Brasil”, afirmou Heitor Freire, acrescentando que seus pedidos foram direcionados para, entre outras instituições, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

“Para vencermos esse momento difícil precisamos da adoção de medidas drásticas e extraordinárias, motivo pelo qual contamos com o acatamento da presente sugestão”, concluiu o deputado federal.

Heitor Freire e o combate ao Coronavírus:

Projeto de Lei 830/2020 que garante grau máximo ao adicional de insalubridade e de periculosidade aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate a endemias, além de agentes de vigilância sanitária, de limpeza urbana e de segurança pública. 

Projeto de lei que suspende o uso dos cartões corporativos de membros da administração pública, enquanto durar o período de pandemia da Covid-19 no Brasil, e destina seus gastos para medidas de combate à doenças.

 Projeto de Lei 1001/2020 que sugere criação de pontos de apoio com estrutura adequada nas estradas para atendimento de demandas de caminhoneiros, como alimentação e outras necessidades.

Indicação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitando o pagamento do benefício Garantia Safra aos agricultores que tiveram a produção e renda prejudicadas em função do isolamento social. 



Indicação ao Ministério da Infraestrutura solicitando os pontos de apoio com melhores condições para atendimento de caminhoneiros nas estradas, com fornecimento de alimentação e outras demandas mais adequadas para essa categoria. 



Indicação ao Ministério da Economia para a ampliação do prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda de 2020.

Ofício ao Governo do Estado do Ceará solicitando a suspensão de pagamento do IPVA de 2020.




Defesa da redução, em 50%, dos salários de políticos eleitos, além de juízes, desembargadores, ministros do Judiciário e do Estado, enquanto durar a pandemia do Coronavírus no Brasil.




Defesa do uso dos fundos Eleitoral e Partidário em medidas de combate à Covid-19.

 

Portal de Camocim

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.