Envio de tropas federais durante as eleições de dez municípios do Ceará é aprovado pelo TRE

0

Fortaleza, Caucaia e Maracanaú são algumas das cidades da Região Metropolitana que solicitaram o reforço.

A partir do levantamento de demandas dos 109 juízes eleitorais do Ceará, a Comissão de Segurança Permanente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu ser necessário o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições municipais de 2020. O auxílio, se aprovado por outras instâncias, deve ser enviado para dez municípios do Estado no dia 15 de novembro, quando acontece a votação do primeiro turno. 

Além de Fortaleza, as tropas devem compor a segurança de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga. Para efetivar o envio, o governo estadual também deve se manifestar a favor ou contra. Depois disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir se acata o pedido de reforço.

O presidente da Comissão, o desembargador Francisco Gladyson Pontes, indicou a “indispensabilidade desse auxílio à segurança da eleição”, de acordo com o TRE-CE. A procuradora regional eleitoral, Lívia Sousa, também pediu acolhimento das conclusões do colegiado. 

Nas eleições gerais de 2018, o TSE aprovou o envio de forças federais para o Ceará no primeiro e segundo turnos. Já nas últimas eleições municipais, em 2016, o Tribunal também acatou o pedido de reforçar a segurança com tropas federais no dia de votação do segundo turno na Capital.

Diário do Nordeste

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.