‘Estação dos ventos’ no Ceará pode trazer rajadas acima de 50 km/h

0

Com a chegada de agosto, começa o auge da temporada de ventos fortes no Ceará. Em média, a velocidade dos ventos fica em torno de 14 km/h na região da Arena Castelão, em Fortaleza, em agosto, e de 16 km/h em setembro, sendo que, no litoral, essa média é de 30 km/h, de acordo com a chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto.

Os ventos mais fortes começam em julho, depois do fim da estação chuvosa, mudando também de direção. “Tem um sistema de alta pressão, normalmente no oceano, que se aproxima do continente, e esses ventos se alteram em velocidade e direção”, diz Meire. Na estação chuvosa, a direção é predominantemente nordeste, entrando no continente, nesta época, passa a ser leste ou sudeste.

Perigos e vantagens

Movimentação de bombeiros guarda vida, na praia do futuro, devido as altas ondas. (Foto: reprodução/internet)

Para quem pratica esportes náuticos à vela, o segundo semestre é a melhor época do ano no Ceará. Entretanto, para outros grupos, os ventos fortes representam um risco. Os pescadores de Fortaleza, por exemplo, ficam mais cautelosos por ter mais dificuldades de retornar do mar, por causa da mudança de velocidade e direção dos ventos. Também é uma época onde aumenta o risco de quedas de árvores e destelhamentos por conta das fortes rajadas.

G1

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.