Governo do Ceará lança CNH Popular Estudantil e beneficia 8 mil estudantes

0

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira ,7. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

De acordo com Camilo Santana, serão, inicialmente, ofertados 8 mil documentos para os estudantes de 18 anos que concluíram o Ensino Médio em 2016 e os que estão finalizando o nível de ensino neste 2017. “Muitas vezes, o mercado de trabalho exige a carteira de habilitação, e pra tirar é caro, são quase dois mil reais. E outro objetivo da ação é estimular que os alunos tenham o melhor resultado escolar”, disse o governador. O investimento inicial, continuou o chefe do Executivo, é da ordem de R$ 12 milhões.

Em seu discurso, o governador também citou outras ações estaduais que fomentam a educação de jovens cearenses, como o Programa Avance – Bolsa Universitário, que, por meio de auxílio financeiro, dá condições de acesso à universidade de estudantes egressos da rede pública cearenses; e da criação de Centros de Línguas Estrangeiras descentralizados pelas regiões do Estado. A rede de Escolas de Ensino Profissional Integral também foi citada pelo gestor como a maior do País.

CNH Popular Estudantil

O titular da Seduc, Idilvan Alencar, enfatizou que serão beneficiados com a CNH Popular Estudantil alunos que tiverem uma frequência igual ou superior a 80% e um rendimento escolar positivo – calculado por média aritmética simples das médias finais de cada componente curricular da Base Nacional Comum. “Toda escola dos estado do Ceará vai ser beneficiada. Fizemos uma proporção: se uma escola tem 1000 alunos, o número de documentos direcionados para ela será maior do que uma escola que tem 500 estudantes”, calculou o secretário. Unidades de Educação para Jovens e Adultos (EJA) também serão contempladas com o benefício.

Segundo o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, os selecionados poderão escolher entre as categorias A (motocicleta, ciclomotor) e B (automóvel, caminhonete, camioneta). “Assim, a gente consegue que aumente a oportunidade de emprego para os jovens beneficiados”, concluiu o gestor. Os selecionados pela Seduc, por meio de edital que será lançado ainda nesta semana, deverão realizar cadastro no site do Detran-CE e comprovar que são maiores de 18 anos.

Com informações do Governo do Ceará

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.