Detentos da cadeia de Granja estudam e fazem serviço de pintura em troca da redução de suas penas

0

Detentos do regime semiaberto da cadeia pública de Granja estão vivenciando uma experiência inovadora. Um grupo de apenados estudam em uma sala de aula improvisada no interior da unidade prisional, montada com o objetivo de auxiliar na formação e ressocialização dos mesmos. 

As atividades fazem parte do projeto “Oportunidade Colorida”, uma iniciativa do Conselho da comunidade em parceria com o Poder Judiciário e do Ministério Público. Os apenados participam de cursos profissionalizantes na área de pintura, onde dentro do cronograma de aulas práticas realizam a pintura das celas onde ocupam e fachadas de prédios públicos como a Cadeia e o Fórum de Justiça de Granja. Ao participarem do curso, os 20 detentos que integram a turma terão o benefício da redução de suas penas, conforme preceitua o art. 1° da Lei Federal n° 12.433/2011. As despesas de custeio e o material utilizado no curso são oriundos de multas aplicadas a quem comete crime.  

O objetivo é promover a ressocialização dos internos devolvendo a perspectiva de ingresso no mercado de trabalho.  

Pela a relevância e o seu pioneirismo, o Projeto Oportunidade Colorida foi indicado a edição 2020 do Prêmio Inovare, a mais importante premiação brasileira de boas práticas no meio jurídico comandado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Camocim Portal de Notícias

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.