Granja e Itarema registram as maiores chuvas do Ceará em 2018

0

Granja recebeu a maior chuva do estado em 2018: 173 milímetros. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas de maior intensidade ocorreram nos distritos de Timonha, Pessoa Anta e Adrianópolis.

Até então, a maior chuva de 2018 havia sido registrada em Mauriti, no Cariri. Entre domingo e esta segunda, houve chuvas em mais de 100 municípios, com destaque para Mauriti (150 mm), Milagres (148), Russas (135 mm), Quixeré (135 mm), Caririaçu (134 mm), Morrinhos (132 mm), Viçosa do Ceará (132 mm) e São Luís do Curu (131 mm).

A cidade de Itarema registrou a segunda maior chuva de 2018, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu 164,4 milímetros na cidade entre 7h desta quarta-feira (11) e 7h desta quinta-feira (12). Em todo o Ceará, até as 11h15 houve chuvas em 122 cidades. Maior registro de chuva do ano até hoje ocorreu em Granja quando foram computados 173,0 milímetros.

De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema indicador de chuvas na região e que abril registrou chuvas intensas na Região Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri.

“A Zona de Convergência Intertropical é o fator principal sistema indicador de chuvas aqui na nossa região durante a estação chuvosa. Nuvens associadas a grandes chuvas. Litoral Norte, Serra da Ibiapaba e Região do Cariri receberam boas chuvas. Vale lembrar que a Região Central também recebeu boas chuvas”, explica.

Apesar das boas precipitações o volume do mês de abril ainda é negativo. “O balanço do mês de abril ainda está negativo. É claro só onze e 12 dias ainda estamos recebendo os dados, mas as chuvas estão bastante estratégicas refletindo no aporte dos reservatórios. Por exemplo o Açude Castanhão está recebendo água e o volume total dos reservatórios do modo geral está em 10%”.

Com informações do G1

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.