Estudantes da Escola Agrícola de Granja desenvolvem app que controla uso da água no chuveiro

0

Os estudantes 3º ano do curso técnico de Agropecuária da Escola Agrícola Guilherme Teles Gouveia, em Granja, desenvolveram um aplicativo para celular que une tecnologia e sustentabilidade.

O aplicativo criado pelos alunos é o Consustime, um app que comanda um “chuveiro inteligente”, e é capaz de medir e controlar a quantidade de água usada em uma casa ou qualquer estabelecimento. O projeto foi premiado em concurso apoiado pela União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela Organização dos Estados Íbero-Americanos..

Consustime

O Consustime, sigla criada para Tempo de Consumo Sustentável, é um aplicativo que se conecta ao chuveiro através de comando eletrônico e sensor de bluetooth. Tudo se conecta com um chuveiro comum, válvula solenóide, medidor de vazão e dois arduínos. No sistema de controle instalado no equipamento, é possível regular o tempo de banho e quantidade de litros gastos. Além disso, ainda é possível programar a quantidade de litros que podem ser gastos e o chuveiro desliga, se aberto ou fechado, caso chegue ao limite estipulado para uso. Na O app está disponível para download para Android.

O camocinense Nilson Filho, de 18 anos está entre premiados pela UNESCO e  deu início à ideia que surgiu para a feira de ciências da escola. 

“A gente sabe que tem que economizar água. A gente viu que é um problema geral e buscamos aplicar onde é mais próximo da gente. No caso, na nossa comunidade. Na casa de alguns colegas de sala, etc. Teve uma repercussão muito boa”, disse Nilson, que terminou os estudos na escola em 2017 e tem a robótica apenas como hobby.

Em contato com o Portal de Camocim, Nilson se diz muito feliz e que pretende estender e criar novos projetos.

“Me sinto muito feliz com tudo que aconteceu e pretendo fazer mais projetos para benefício de todos”, disse.

 

Com informações do Tribuna do Ceará

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.