Covid-19: vacina de Oxford pode ser distribuída ainda em 2020

0

A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, e testada também no Brasil, pode ser distribuída ainda em 2020, segundo Maria Augusta Bernardini, diretora médica do grupo farmacêutico AstraZeneca. A empresa é uma das que participam das pesquisas em busca do imunizante.

Bernardini afirmou que, mesmo com os voluntários sendo acompanhados por um ano, há a possibilidade de que a vacina seja disponibilizada antes desse período. “Esperamos ter dados preliminares quanto a eficácia real já disponíveis em torno de outubro, novembro”, destacou.

Se com esses resultados a vacina for considerada um sucesso, a intenção é pedir uma autorização de registro em caráter de exceção para que a disponibilização seja feita o mais rápido possível, antes mesmo da finalização dos estudos.

A diretora médica ainda afirmou que a vacina desenvolvida por Oxford possui algumas vantagens em relação às outras que estão sendo estudadas pelo mundo. A primeira delas é o uso de uma plataforma já conhecida e testada em outros vírus, como o do Ebola e o Mers. Outros diferenciais são que o imunizante funcionaria apenas com uma única dose e o já sabido potencial alto de produção de anticorpos.

Enquanto uma vacina ou um medicamento não se mostra eficaz contra a Covid-19, é de extrema importância conter a disseminação do vírus. Portanto, ainda é recomendado que a população evite sair de casa sempre que possível e, caso inevitável, fazer uso de máscaras de proteção e álcool em gel.

Via: Agência Brasil

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.