Chuvas garantem abastecimento de 22 cidades do Ceará até 2018

0

Vinte e dois municípios e quatro localidades do Ceará receberam recargas para garantir o abastecimento hídrico até 2018, devido às chuvas registradas nos últimos meses no estado, conforme a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Esses municípios são: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota.

Além dos distritos de Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça). Para o diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, o número ainda pode aumentar.

No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, a situação ainda não mudou. O principal açude que abastece a região, o Castanhão, está muito abaixo de sua capacidade de armazenamento, com um volume de apenas 5,7%.

Crise hídrica
Apesar de as precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os açudes de muitas cidades têm nível abaixo da capacidade mínima de armazenamento.

Conforme a Cagece, atualmente 27 cidades encontram-se em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação, como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida.

Fonte: G1

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.