Ciro anuncia apoio à candidatura do PT em Caucaia e gera especulação sobre aliança em Fortaleza

0

O ex-ministro move uma peça importante do xadrez eleitoral em sinalização ao PT; mais cedo, a ex-prefeita Luizianne voltou a fazer críticas a ele.

Que o mundo da política gira rápido não é novidade. Em algumas situações, porém, o giro é tão intenso que chega a capotar.

O ex-ministro Ciro Gomes gravou um vídeo em apoio à pré-candidatura do petista Elmano de Freitas à Prefeitura de Caucaia e agitou os bastidores da pré-campanha eleitoral no Ceará.

Isso mesmo: Ciro e Lula, que têm trocado farpas e críticas ácidas nacionalmente, estarão juntos na disputa pelo segundo maior colégio eleitoral do Ceará e contra o prefeito do município, Naumi Amorim (PSD), e o candidato do grupo aliado ao deputado federal Capitão Wagner, que deve ser o deputado estadual Vitor Valim (Pros).

O apoio de Ciro ao petista conta com a articulação do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), que atua em favor da candidatura de Elmano.

A costura sinaliza que o comando do grupo governista está descrente que o prefeito local, mesmo candidato à reeleição, consiga desbancar Valim, que tem aparecido liderando as pesquisas de opinião.

De olho em Fortaleza 

Em Caucaia, o PDT já tem compromisso de apoiar Naumi Amorim. Ou seja: Ciro está indo contra a decisão do partido em âmbito local. Embora seja essa a situação no maior município da Região Metropolitana, em Fortaleza, a relação entre o PT e a cúpula pedetista no Estado ainda é turbulenta.

Nesta segunda-feira (27), a ex-prefeita Luizianne Lins realizou evento virtual para lançar uma plataforma para receber propostas voltadas à construção de um futuro plano de governo e dizer que a conversa com o governador Camilo Santana (PT) não evoluiu no sentido de garantir que Nelson Martins (PT) seria um candidato de uma frente de esquerda, incluindo PT e PDT. As articulações, entretanto, não estão concluídas.

Retomada na Câmara

Enquanto a Assembleia Legislativa caminha para realizar a segunda sessão presencial desde a retomada das atividades em plenário, na última semana, a Câmara Municipal de Fortaleza ainda terá pelo menos mais uma semana de trabalhos essencialmente virtuais. Na quarta-feira (29), os vereadores realizam sessão remota, mas o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), já avisou aos colegas que tem a intenção de retomar as sessões presenciais em plenário a partir da próxima quarta-feira (5). Assim como já foi anunciado na Assembleia, na Câmara a proposta em análise prevê a manutenção de apenas uma sessão semanal, por enquanto. 

Cidadania

A base governista do prefeito Roberto Cláudio (PDT), diferentes partidos se movimentam com vistas à disputa em Fortaleza. Também na quarta-feira (29), o Cidadania realiza um encontro virtual para lançar a pré-candidatura de Alexandre Pereira a prefeito. O evento contará com as presenças do próprio Roberto Cláudio e também do presidente nacional da legenda, Roberto Freire. Pereira, ex-secretário de Turismo da Capital, foi um dos que deixaram a gestão municipal para se colocar à disposição para disputar cargo no pleito deste ano.

 

 

DN

Não existem avaliações

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.