Secretaria de Aviação Civil aprova projeto para aeroporto de Sobral

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O projeto para construção do aeroporto de Sobral, no interior do Ceará, recebeu aprovação do secretário de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, de acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Paulo Edson Ferreira. O projeto agora segue para a fase de definição dos detalhes de engenharia e investimentos necessários para a execução das obras.

Os recursos previstos para o novo equipamento incluem a construção de um terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados, pátio de aeronaves de 21,3 metros quadrados, com 8 posições; pista de pouso e decolagem de 1,6 quilômetro por 30 metros e seção contra Incêndio.

As características habilitam o novo aeroporto regional a operar com aeronaves de porte comercial, como o Airbus A319 – que trabalha com capacidade para cerca de 120 passageiros.

Ainda durante o encontro, realizado em Brasília, foi firmado um convênio com o órgão no valor de R$ 30 milhões, que deverão ser utilizados na aquisição de equipamentos de segurança e proteção ao voo para os aeroportos de Aracati e de Jericoacoara.

Segundo a Secretaria de Aviação Civil, o aeródromo que já existe na cidade não será reformado ou ampliado porque o custo financeiros e social seria maior do que a construção de novo, já que implicaria em desapropriações de bairros no entorno do atual terminal. A previsão é que o projeto do novo aeroporto regional seja licitado até o segundo semestre de 2016.

Ainda segundo a SAC, a região que vai receber o novo aeroporto fica próximo à CE-178 e passou por inspeções da secretaria. A área atende a critérios para receber o terminal, como distância até o centro urbano, vias de acesso, uso do solo no entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeródromos, movimentação de terra, dimensões de área e possibilidade de expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos.

Fonte: G1

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1 comentário

  1. Claudio Lemes Louzada Em

    Parabéns!! Boa Notícia!! Mas acredito que há alguma informação de dados ou engenharia equivocados na fonte de divulgação da notícia. Aeroporto regional moderno e atual tem, entre outras benfeitorias, pista de 1.650 x 30m e resistência do piso asfáltico para 33 toneladas ou mais, com isso, o aeroporto está capacitado a receber turboélices de 70 a 90 passageiros. Para os jatos como o Airbus A319 usualmente configurados em 144 passageiros, é recomendado uma pista de 2.200 x 45m e resistência para 75 toneladas, devido também ao planejamento corriqueiro das empresas aéreas, ora utilizam o A319, ora utilizam o A320 de 174 passageiros. Para os jatos dessa capacidade o aeroporto deve estar homologado voo por instrumento GPS ou R-Nav no nome oficial. Saudações,
    Aeroporto Regional = 1.650 x 30m + 33t
    Aeroporto Jato = 2.200 x 45m + 75t + GPS

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