Contrato psicológico de trabalho: fator de Satisfação, comprometimento e motivação

0

O Contrato psicológico é um fenômeno psicossocial que envolve uma relação quando que se instalam vínculos não formais. No ambiente de trabalho abrange as expectativas que se estabelece entre empregado e empregador desde o início das atividades ou primeiro contato.

Diferente do Contrato formal escrito que se firma em um trabalho a ser realizado, onde todas as cláusulas podem ser lidas e relidas e ficam bem fixadas pelas partes envolvidas. O Contrato Psicológico se constitue de percepções e crenças individuais diante das tarefas, atividades ou aspectos das relações de trabalho, tanto do empregado quanto do empregador. Por não ser algo exposto e esclarecido, permanecendo no domínio mental, pode ser “quebrado” com facilidade, o que acarreta prejuízos para a empresa e pessoas envolvidas.

A ruptura do contrato psicológico de trabalho pode ser a fonte da falta de motivação e comprometimento, insatisfação, afastamento do trabalho por problemas psicológicos, problemas no desempenho, comportamentos inadequados, absenteísmo (faltas ou atrasos habituais), rotatividade, entre outros.

Conforme pesquisas o que os colaboradores mais desejam no ambiente de trabalho são: reconhecimento, bom salário, plano de carreira para ascensão profissional e um excelente ambiente social. Já os empregadores esperam: dedicação, comprometimento, responsabilidade, excelente desempenho e dinamismo.

Encontrar uma sintonia entre as expectativas e crenças individuais de colaboradores e empregadores é fator crucial para manter relações saudáveis e um ambiente de trabalho que proporcione satisfação, comprometimento e uma boa saúde mental para todas as pessoas.

Dica: Um bom Feedback (diálogo/retorno direcionado) pode ser um momento adequado para se encontrar a sintonia perdida, desde que dirigido corretamente. Em breve, abordarei esse aspecto em outro artigo.

Fiquem em paz.

Fabiana Silva (Psicóloga CRP-11/10203)

E-mail: psicofabiana@hotmail.com

5/5 (1)

Deixe sua avaliação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.